sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Guardião Veludo

(Sagathana) - pertence à Linha das Encruzilhadas, que é uma das Linhas Negativas da umbanda.
É assistente imediato do Exu Rei das 7 Encruzilhadas. Pertence a linha negativa de Ogun,sendo serventia do Ogun Rompe-Mato Portanto, tem ligação de trabalho com tudo que envolva a água. Tanto é que seu ponto de força é no lado direito da margem do rio em relação ao por do sol.
Um outro detalhe observado e que gostam é o de fazerem os seus médiuns trabalharem descalços e, quando Exus Veludos caminham, dão a impressão de que estão amassando e/ou pisando sobre areia.
Recebe oferendas de trabalho na beira da água, tanto doce como salgada.
Sua forma astral é na forma de um cavalheiro ricamente vestido, aparecendo entretanto como característica dissonante de sua personalidade.
Veste-se elegantemente de vermelho e preto, também com capa nessa cor. Bebe todos os tipos de bebidas finas e fortes e fuma charutos de boa qualidade.
A origem do nome é bem antiga, do tempo em que as pessoas de fala mansa, calma, tranqüila, eram lembradas como: "tal pessoa é um veludo no falar". Portanto, a onomatopéia da voz desse Exu se confunde com uma qualidade de voz aveludada.
Onde incorpora um Exu Veludo, fatalmente incorpora também o Exu dos Rios, possuindo ambos identidade e apresentação quase idênticas Apesar de ser "um veludo" no falar, é uma entidade muito forte. Protege por demais os seus médiuns, e exige muito deles para a manutenção dessa ligação médium/Exu Veludo.


Caminhos
  • Exu Veludo da Meia Noite
  • Exu Veludo Cigano
  • Exu Veludo 7 Encruzilhadas
  • Exu Veludo Menino (Veludinho)
  • Exu Veludo dos 7 Cruzeiros
  • Exu Veludo das Almas
  • Exu Veludo dos Infernos
  • Exu Veludo da Calunga
  • Exu Veludo da Praia
  • Exu Veludo do Oriente
  • Exu Veludo Sigatana
  • Exu Veludo do Lixo


Características
Bebidamarafo, Whisky, vodca, bebidas finas e fortes
Fumacharutos
Lugarencruzilhadas
Velaspretas, vermelhas e pretas


Pontos Cantados
Eu sou Exú Veludo
E vim lá da Quimbanda
Eu vim neste terreiro
Pra salvar filhos de Umbanda



Comigo ninguém pode
Mas eu posso com tudo
Na minha encruzilhada
Eu me chamo Veludo



Veludo, Veludo, Veludo do Mar
Meu povo é da Quimbanda
Meu povo vem trabalhar



Lá na mata deu um berro
Derrubou cerca de arame
Estourou portão de ferro
Comigo ninguém pode
Mas eu posso com tudo
Na minha encruzilhada
Eu me chamo Exú Veludo
Comigo ninguém pode
E nem há de poder
Na minha encruzilhada
Sou mais forte que você


Pontos Riscados
Ponto Riscado Exu Veludo

Ferramenta
Ferramenta de Exu Veludo 
Ferramenta de Exú Veludo


Quimbanda

Este Exu, vem das costas orientais da África, era swahili (negro arabizado). Usa um turbante na cabeça, e lindos tecidos de veludo trazidos de oriente, que lhe valeram o apelido na Kimbanda de "veludo" Dado a sua forma luxuosa de se vestir, no estilo muçulmano, muitos que viram seu tipo de apresentação através da mediunidade, o confundiram com um cigano e o associaram com os mesmos. Isto não significa que não trabalhe com os ciganos, ao contrário, tem inclusive uma passagem ou caminho que se apresenta como um. Tem muitos conhecimentos sobre feitiços que se fazem utilizando panos, tigelas, agulhas, pembas e outros ingredientes. Abre os caminhos e limpa trabalhos negativos feitos nos cemitérios.

Guardião Sete Cruzes

Guardião 7 cruzes
Mersilde - 9º comandado da falange de Exu Calunga, o Guardião Sete Cruzes é o responsável pelo zelo na entrada dos cemitérios, e para receber todos os espíritos dos suicidas e facínoras que aqui na terra cometeram, as maiores atrocidades. A esse Exu é entregue os pedidos, quando se deseja que alguma pessoa tenha morte violenta. Embora o Exu das 7 Cruzes não faça parte integrante da Linha de Omulu, o mesmo tem o poder de transportar os espíritos ou pessoas para onde quizer. O mesmo foi o responsável pelos sofrimentos dos últimos momentos de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Atua nas curas e limpezas das energias dos kiumbas. Suas manifestações se dão com a quebra dos galhos das árvores. Sua oferendas consistem em frutas doces.
A ele foi designado o trabalho nas matas, sendo esta a razão do seu nome nos diversos cultos da Magia Negra. A este Exu solicita-se a proteção, quando uma pessoa amada foi para longe e desejamos a sua volta.

Caracteristicas
Bebidamarafo, Whisky, bebidas fortes
Fumacharutos
Guiabrancas, pretas e brancas, amarelas e pretas
Lugaronde exista abundância de árvores, ou seja, nas matas
Velasbrancas, pretas e brancas, amarelas e pretas


Pontos Cantados
Sete Cruzes no cruzeiro
Está para nos ajudar
Seu marafo e seu dendê
Ele gosta de cuidar


Pontos Riscados
Ponto Riscado Guardião Sete Cruzes


Livros
  • Título : O Guardião das Sete Cruzes
  • Autor : Rubens Saraceni
O Guardião das Sete CruzesO Guardião das 7 Cruzes" é um romance mediúnico no qual o autor espiritual, Pai Benedito de Arruda, se serve da 'biografia' de um espírito para revelar uma pequena parte dos mistérios da criação, conduzindo o leitor ao interior deles por meio dos diálogos que trama entre os seus principais personagens.

Guardião Sete Cruzeiros

(Malphas) - Guardião 7 Cruzeiros trabalha na sustentação de Omulu e Oxalá, é exu de cemitério que tem como ponto de forças o cruzeiro.


Pontos Cantados
Eu corri o mundo inteiro
Sem saber seu paradeiro
Eu corri sete calungas
Encontrei Sete Cruzeiros

Guardião Sete da Lira

Guardião Sete da lira
(Murmur) - Seu Sete da Lira é uma manifestação de exu, Era incorporada pela mãe-de-santo Dona Cacilda de Assis, no início da década de 1970.
A entidade obteve destaque na mídia brasileira a partir da apresentação ao vivo, pela TV Globo e pela extinta TV Tupi, de sessões que causaram viva polémica:
"Logo em seguida, no dia 29, último domingo de agosto [de 1971], aconteceu o episódio que mexeu de vez com a suscetibilidade e os brios dos partidários da censura. A disputada mãe-de-santo Dona Cacilda de Assis (que dizia receber o espírito do 'Seu Sete da Lira', um exu da Umbanda) transformou os estúdios da Globo e da Tupi em verdadeiros terreiros de macumba. 'Embora as apresentações diferissem,' relatou o Estado de São Paulo (3 Set. 1971, 4), 'o espetáculo em si foi o mesmo: os umbandistas de 'Seu Sete' invadiram o palco (baianas, cantores, pessoas bem vestidas, em 'relações públicas'...) num tumulto indescritível.' A Censura qualificou a apresentação de 'Seu Sete' de 'baixo espiritismo, exploração da crendice popular e favorecimento da propaganda do charlatanismo'; a Igreja [Católica], por intermédio do secretário geral da CNBB, declarou que a 'inclinação à transcendência do povo brasileiro' estava sendo utilizada por 'indivíduos sem escrúpulos, em atividades pseudo-religiosas' (Jornal da Tarde, 3 Set. 1971; apud Mira, 1995, 36)."
À época, afirmou-se que a então a primeira-dama D. Cyla Médici, esposa do presidente Emílio Garrastazu Médici, teria mergulhado em transe, enquanto assistia ao programa (Costa et al., 1986, 249) (op. cit.).
Como consequência, ambas as emissoras de televisão assinaram um protocolo de auto-censura à época.
O nome da entidade também se liga a um momento da carreira do cantor Tim Maia, no início daquela década, quando era adepto da seita Universo em Desencanto, liderada por Manuel Jacinto Coelho. Segundo a unanimidade dos terreiros afirma, uma das manifestações do Senhor Sete da Lira, é o grande cantor brasileiro,Francisco Alves.


Pontos Cantados
Sou Exu, trabalho no canto
Quando canto desmancho quebranto
Sete cordas tem minha viola
Vou na gira
De lenço e cartola
Viola é tridente
Cigarro é charuto
Bebida é marafo
Sou Sete da Lira
Derrubo inimigo
Ponteiro de Aço. bis


Povo da Lira
Os chefes deste reino são muito mais conhecidos por seus nomes sincréticos: Exu Lúcifer e Maria Padilha, sendo na verdade seus nomes kimbandeiros Exu Rei das Sete Liras e Rainha do Candomblê (ou Rainha das Marias). Seus apelos kimbandeiros mostram justamente sua afinidade pêla dança, a musica e a arte ( lira e candomblê). Dentro do reino da Lira, que tambêm as veces é chamado "reino do candomblê" não pêlo culto africanista aos orixás, sinão por ser issa palavra sinônimo de dança e música ritual. Trabalham aqui todos os Exu que tem que ver com a arte, a musica, poesia, bohemia, ciganeria, malandragem, etc.


Livros
  • Título : Grifos do Passado
  • Autor : Fernando M. Guimarães
Grifos do PassadoResolvi escrever um livro sobre a minha religião, a umbanda. Mas para quem o dirijo? Para os entendidos, aos neófitos, ou aos iniciantes? Aos membros da minha corrente da Sociedade Espiritualista Edmundo Rodrigues Ferro – o Terreiro do Pai Maneco ou aos espiritualistas? A quem? Como é difícil escrever um livro, considerando que no prefácio já estou em dúvida. Resolvi: vou escrever para mim e para quem quiser ler, seja ele quem for. O tema já escolhi, só falta o estilo. Devo falar dos orixás, das linhas, das correspondências, dos números de espíritos existentes, do bem e do mal, do grande engano do exu sórdido, ou do exu bom e correto que conheço? Vou descrever a imaginária e complicada Umbanda esotérica, ou a Umbanda que pratico e amo? O que devo escrever sobre as correspondências entre as várias falanges, das linhas da Umbanda pregadas pelos autores, a do orixá maior e orixá menor, falanges superiores e sub-falanges? Ou devo me limitar aos fundamentos da Umbanda simples praticada pelo povo? Vou me dirigir à elite ou à massa? Não posso me contradizer, se vou escrever para mim, tenho que me dirigir a quem pertenço e gosto: às massas. Sentado no computador, criei uma tecla imaginária: "deletar o que os outros dizem". Não hesitei, acionando este adequado recurso. Só vou depender de mim, e da minha cumplicidade com os espíritos.

Guardião Sete Capas

Calunga na linguagem da Magia e dos espíritos é o Cemitério, local sagrado onde as almas descansam mas também podem ser evocadas para fazer o bem e o mal.
Exu 7 Capas é o Rei das Calungas e seu poder pode realizar qualquer tipo de magia branca ou negra, todo feitiço que Exu 7 Capas realiza funciona e tem resultado esperado pois ninguém pode contra o reino das Calungas pois um dia todos nós iremos pertencer de fato a ele é só uma questão de tempo.
As magias das Calungas são as das mais poderosas que existem pois controlam plenamente o plano dos mortos, controlam o plano espiritual e quem controla este plano como Exu 7 Capas faz pode realizar qualquer coisa.
Se está com problema espiritual não perca tempo faça uma consulta com Exu 7 Capas e de solução a ele.


Foco
Vinculado ao Foco onde o elemento principal é o oxigênio, pois como sabemos, Oxossi é o Rei das Matas, da agricultura, da renovação da natureza e da vida selvagem e Ossain é o rei das folhas, através das quais se faz a fotossíntese que é o processo responsável pela produção do oxigênio durante o dia e do gás carbônico durante a noite, na natureza. Como sabemos, o gás Carbônico é venenoso e produz a morte; também sabemos que entre as figuras arquétípicas da humanidade a noite simboliza na maioria das culturas a morte. Tanto é assim que uma das expressões mais repetidas na literatura diz, nessas ou em outras palavras: "A NOITE DA MORTE BAIXOU SOBRE...; OU A NOITE DA MORTE TIROU O BRILHO DE SEU OLHOS". Assim, a falange do exú Sete Capas é a responsável, na umbanda, pelo acompanhamento dos seus filhos em seus últimos momentos até chegar o momento de cortar o cordão fluídico (ou como é conhecido, cordão de prata) que mantém o espírito ligado ao corpo. É o fim da utilização, pelo corpo, do oxigÊnio produzido sob a energia de Oxossi e Ossain. Por isso mesmo, deveria ser sempre buscada junto ao exú Sete Capas a proteção para aqueles que amamos, e para nós mesmos, em questões graves de saúde e nos pedidos para que passemos desta vida para o plano astral sem maiores sofrimentos e que nosso espírito possa receber o desligamento do plano material sem traumas e sem choques. Também nessa linha da umbanda, vêm aquelas entidades que se vinculam à natureza seja pela vida natural que levavam, como os caboclos e caboclas que nada mais são que os Índios que viviam nas terras brasileiras; as entidades que por seu trabalho tinham como telhado o infinito e como proteção as copas das árvores: Os Boiadeiros; e, finalmente, ainda podemos citar como trabalhadores dessa linha várias entidades que chegam com o fim específico da cura; essas entidades trabalham com diversos remédios e banhos a partir de folhas, flores, frutos, sementes, cascas e raízes das plantas.


Pontos Cantados
Exu 7 Capas o seu poder vem lá da encruzilhada e também do cemitério
Exu 7 Capas o seu poder vem lá da encruzilhada e também do cemitério
E trabalha a noite inteira realizando só seus mistérios
E trabalha a noite inteira realizando só seus mistérios
Mata um mata dois por não ter o que fazer
e da Risada a noite inteira até o dia Amanhecer.

Guardião Sete Porteiras

(Silcharde) - É ele o encarregado de guardar tudo o que está fechado por meio de caminhos, portas, chaves, segredos.
Pertence à Terceira Linha Negativa da Umbanda, comandada pelo Ogum de Lei.
Esse Exú dá o poder ao seu médium ou quem o evoca de "abrir os caminhos" das pessoas que o procuram.
Exú chefe de falange.
O sentido é figurado, pois pela condição de confiança que ele faz passar as pessoas que estão junto ao seu protegido, estas fazem as vontades do médium, permitindo, autorizando, fazendo, falando, confidenciando, ...
É muito soturno, fala pouco, porém sempre a verdade, ele sempre diz que fala a verdade para seu consulente e não fala o que seu consulente quer ouvir, mesmo se a verdade for, digamos, ruim para o consulente, também faz as pessoas falarem muito com ele.
Tem a característica de incorporar sempre próximo a uma porta.
Domina as 7 porteiras, ou seja, ele pode abrir ou fechar suas portas, caminhos, destinos, etc...
Ele é um dos 7 Guardiões que toma conta dos 7 Portais astrais, de um mundo para o outro ou de um astral para o outro.

Características
Bebidabebidas finas e marafo
Fumacharutos
GuiaVermelha e Preta
Lugarambientes fechados ou na Encruzilhada de terra ou matas
Velapretas, vermelhas e pretas



Pontos riscados
Exu Sete Porteiras



Livros
  • Título : O Guardião da Sétima Passagem
  • Autor : Rubens Saraceni
O Guardião da Sétima PassagemO autor espiritual, Meon, conta a trajetória de Samuel, um médium umbandista recém-desencarnado que começa a ser despertado do longo e profundo adormecimento de suas memórias e faculdades superiores que ele deixou no passado, quando ainda estava no plano material. Nesta história vemos os desajustes e desequilíbrios vividos pelos seres humanos aqui na Terra, entre eles o da sexualidade, o sétimo sentido da vida, pois, desde Adão e Eva, aprendemos que sexo é pecado. Ocorre, porém, que esses sentimentos reprimidos prosseguem após o desencarne. A obra mostra que existem regiões espirituais repletas de espíritos femininos e masculinos atormentados, todos vítimas inconscientes da ignorância a respeito da própria sexualidade. Samuel, porém, é mostrado como um ser que possui um poderoso mistério gerador de energias reequilibradoras e curadoras dessas almas enfermas que, tal como ele, foram vítimas de preconceitos sofridos enquanto encarnados. Samuel venceu sua guerra interna. Após estudar a medicina espiritual e tornar-se um mestre instrutor, foi servir ao Criador no Campo-Santo, onde cumpriria sua missão por meio de seus dons curadores, sem prejudicar seus companheiros de sina, no reino das sombras, onde a lei é a de cada um por si, mas a Lei maior não deixa de cumprir o seu papel. Lá, ele recebeu as vestes e as armas de Exu das Porteiras e travou uma batalha com energias negativas para auxiliar na evolução e na cura de espíritos sofredores.

Guardião Tiriri

(Fleruty) - de grande força para despachar trabalhos nas encruzilhadas, matas, rios, apresentando-se como um homem preto com deformação facial, Também se apresenta com grandes traços orientais, anda de preto, com um gato preto ou um gato sianês, possui cabelos lisos como de japones preso como rabo de cavalo, e ele tambem possui uma capa preta e vermelha, possui tambem uma bengala ou uma bastão na sua mão. Ele vem na Linha de Oxalá.
Seu tiriri é um exu rebelde, de acordo com "lendas" ele se apaixonou pela filha de um rei, e o mesmo sabendo disto, o aprisionou numa torre!!!!
Mesmo sendo rebelde, ele também é um exu bastante sedutor, chama atenção de homens, crianças e hipnotiza as mulheres!

Caminhos
  • Seu Tiriri das Encruzilhadas
  • Seu Tiriri das Matas
  • Seu Tiriri dos Infernos
  • Seu Tiriri Menino
  • Seu Tiriri da Calunga
  • Seu Tiriri das Almas
  • Seu Tiriri da Figueira
  • Seu Tiriri do Cruzeiro
  • Seu Tiriri da Meia Noite
  • Seu Tiriri Cigano
Alguns Tiriris ao final do nome dão outro nome em africano, para especificar o tipo de Tiriri que comanda no Astral : Tiriri - Bará; Tiriri - Apavená; Tiriri - Apanadá; Tiriri - Lonãn, todos abaixo do comando de Exu - Tiriri.
Tiriri é considerado o "Senhor da vidência" ou aquele que vê mais além, por isto é um dos mais evocados em casos relacionados com adivinhação através de búzios, principalmente no Camdomblé.
Dependendo do tipo de Tiriri dependerá do tipo de Pombagira que o acompanha nos trabalhos. A parceira de cada exú se evidencia nas zimbas (pontos riscados), as quais são antigos símbolos, os quais representam o lugar onde vive o exú, seu nome e sua parceira como temas principais, também se podem ler nas mesmas partes da vida terrena deste exú. Os pontos riscados são a firme evidência de que o que está escrito nada pode mudar, isto se aplica também ao nome do exú, sua vida, moradia e parceira, nestes cultos os pontos riscados ou firmeza espiritual equivalem a Ifá para os cultos iorubá. Lamentavelmente, nem todos se capacitam no estudo dos simbolos sagrados e por isso muitas vezes somos tidos de que os assentamentos de Exú onde lhe dá nomes que não os pertence ou as vezes de uma parceiro que não lhe corresponde. Isto traz como conseqüencia que a pessoa que recebe a dita entidade, com o tempo acaba deixando desse templo, para buscar algum onde na realidade reconheçam seu nome ou parceira.

Caracteristicas
Bebidagosta de um bom whisky ou de bebidas fortes de boa qualidade
FumaCharutos
IndumentáriaAs vestimentas do Tiriri são geralmente capa, chapéu (as vezes boina com visor ou chapéu de aba alta), utiliza bastão (o bastão ou bengala, é entregue aos exús quando são "coroados" como chefes no ritual de quimbanda. Somente alguns exús utilizam bastãocomo arma pessoal que trazem da Aruanda), trajes geralmente em tons vermelho e preto (as vezes branco). Quando se tratar de algum trabalho nas praias ou com ciganos, entçao agraga tons azulados e motivos com outras cores. Se apresenta com muita habilidade e astúcia, é extrovertido, falador e as vezes irônico (como toda entidade de quimbanda).
Ponto Riscado Guardião Tiriri
Escudo Fluídico
Ponto Fluídico Guardião Tiriri
Esta entidade obedece à força deste escudo fluídico riscado com pemba roxa com um vértice ou ponta para o cardeal LESTE ou NORTE. O pano sobre o qual deve ser riscado deve ser de cor cinza-clara, cortado em forma triangular. Leva velas ímpares para pedidos de ordem puramente espiritual, ao longo da linha de saída que corta o dito triângulo e para pedido ordem material, com velas pares dentro do triângulo. Aceita álcool ou aguardente em copo de barro e charutos em prato de barro, acesos de lumes para fora, em leque. Aceita qualquer espécie de flores miúdas de tonalidades pardo-escura, etc., junto com galhos de vassourinha-branca por cima e ao redor de sua oferenda. Estas oferendas devem ser feitas às quartas-feiras, entre nove horas e meia-noite, sempre numa encruzilhada de quatro saídas ou caminhos, nos campos, capoeiras, etc., e nunca nas de ruas.


Exú Tiriri - Rei dos Sete Cruzeiros da Calunga

Seu poder é: sobre a solidão,esperança,planejamento,meditação e saúde.
Seu poder negativo é: fazer as pessoas serem decepcionadas, julgadas, castigadas,amaldiçoadas e destruídas.
SEGUNDO ELE MESMO CONTA, VIVEU NO SECULO XVI, NA IRLANDA, COMO MERO CAMPONES,ERA MOÇO FORMOSO E HUMILDE .COMETEU O GRAVE PECADO DE SE APAIXONAR POR UMA BELA JOVEM,FILHA DO SENHOR FEUDAL DO CONDADO,SEU AMOR IMPOSSIVEL ,FOI CAUSA DE SUA DESGRAÇA,LEVANDO-O A MASMORRA POR VARIOS ANOS,ONDE CONVIVIA COM A FOME, TORTURA E TODO O TIPO DE DEGRADAÇÃO HUMANA.
SUA CONVIVENCIA COM A DOR,A PESTE,COLERA,LEPRA,TUBERCULOSE E OUTROS MALES O FEZ AO MESMO TEMPO CARIDOSO E REVOLTADO,POR TANTA DOR E SOFRIMENTO.
HOJE EXU QUE VEM PELA LINHA DA MAGIA NEGRA,TRABALHA PARA A CURA DE TODOS OS MALES E TODAS AS FORMAS CRUEIS DE VINGANÇA.

Prece de Exu
Sou EXU, Senhor. Pai, permite que assim te chame, pois, na realidade, Tu o és, como és meu criador. Formaste-me da poeira ástrica, mas como tudo que provém de Ti, sou real e eterno.
Permite Senhor, que eu possa servir-Te nas mais humildes e desprezíveis tarefas criadas pelos teus humanos filhos. Os homens me tratam de anjo decaído, de povo traidor, de rei das trevas, de gênio do mal e de tudo o mais em que encontram palavras para exprimir o seu desprezo por mim; no entanto, nem suspeitam que nada mais sou do que o reflexo deles mesmos. Não reclamo, não me queixo porque esta é a Tua Vontade.
Sou escorraçado, sou condenado a habitar as profundezas escuras da terra e trafegar pelas sendas tortuosas da provação.
Sou invocado pela inconsciência dos homens a prejudicar o seu semelhante. Sou usado como instrumento para aniquilar aqueles que são odiados, movido pela covardia e maldade humanas sem contudo poder negar-me ou recorrer.
Pelo pensamento dos inconscientes, sou arrastado à exercer a descrença, a confusão e a ignominia, pois esta é a condição que Tu me impuseste. Não reclamo, Senhor, mas fico triste por ver os teus filhos que criaste à Tua imagem e semelhança, serem envolvidos pelo turbilhão de iniqüidades que eles mesmos criam e, eu, por Tua lei inflexível, delas tenho que participar.
No entanto, Senhor, na minha infinita pequenez e miséria, como me sinto grande e feliz quando encontro nalgum coração, um oásis de amor e sou solicitado a ajudar na prestação de uma caridade.
Aceito , sem queixumes, Senhor, a lei que, na Tua infinita sabedoria e justiça, me impuseste, a de executor das consciências, mas lamento e sofro mais porque os homens até hoje, não conseguiram compreender-me.
Peço-Te, Oh, Pai infinito que lhes perdoe.
Peço-Te, não por mim, pois sei que tenho que completar o ciclo da minha provação, mas por eles, os teus humanos filhos.
Perdoa-os, e torna-os bons, porque somente através da bondade do seu coração, poderei sentir a vibração do Teu amor e a graça do Teu perdão.

Guardião Meia Noite

(Hael) - Especialista nas forças ocultas, decifrador de quaisquer idiomas ou letras, apresenta-se de capa preta e seus inconfundíveis olhos de fogo e pés de cabra.
Seu horário é meia-noite, daí seu nome, neste momento, não se encerram as seções nos terreiros, pois Hael está de ronda.
Dizem que São Cipriano, aprendeu de Hael tudo que sabia em relação a Alta Magia, (Livro da Capa Preta).
Caminhos
  • Exu Meia Noite da Calunga
  • Exu Meia Noite das Almas
  • Exu Meia Noite da Praia
  • Exu Meia Noite do Mar
  • Exu Meia Noite do Oriente
  • Exu Meia Noite das 7 Encruzilhadas
  • Exu Meia Noite da Capela
  • Exu Meia Noite do Cruzeiro
  • Exu Meia Noite da Mata
Comandos
    EntidadeNome CabalísticoDescrição
    Serguith
    Guardião PimentaTrimasaelÉ o Guardião especializado na elaboração da química e de todos os filtros de amor. Dá o verdadeiro segredo do pó que transforma metais. É reconhecido quando incorpora por um forte cheiro de pimenta que exala.
    Guardião MaléSustugrielEste Guardião tem o poder das artes mágicas e das bruxarias que se realizam nos Candomblés.Apresenta-se com a forma de um Preto Velho. Mas é reconhecido pelo forte cheiro de enxofre que exala.
    Guardião das Sete MontanhasEleogapÉ o Guardião que tem o domínio sobre as águas dos rios e das cachoeiras que saem das montanhas.Sua roupagem é da cor do lodo e deixa no ar, quando incorporado, um forte cheiro de podre, emanado do seu corpo fluídico.
    Guardião GangaDamostonEste exerce domínio sobre os despachos que se fazem nos cemitérios, tanto nos casos em que o trabalho é feito para matar como nos casos em que é para salvar alguém da morte. Apresenta-se vestido de preto e cinza, deixando no ar forte cheiro de carne em decomposição.
    Guardião CaminaloáTharithimasEste Guardião trabalha ao lado do Guardião Mangueira, e é um dos seis mais poderosos Guardiãos da Quimbanda, ou melhor, do Povo de Guardião. Apresenta-se comandando uma poderosa equipe de espíritos com a forma de Pretos, ornados de penas na cabeça e na cintura com argolas nos lábios, nas orelhas e nos braços. São esses espíritos, os especializados em provocar doenças mentais, até mesmo a loucura. O Guardião Caminaloá é o Chefe da Linha de Mossurubi da Quimbanda.
    Nel Biroth
Características
Bebidalicor ,marafo,conhaque,uísque
Fumacharutos,cigarrilhas
Guiapreto e branco,mas muito trabalham com vermelho e preto também
Velavermelhas,pretas,brancas ,principalmente com vermelhas
Pontos Cantados
Exu da meia noite, Exu da encruzilhada
Salve o Povo de Exu, sem Exu não se faz nada



Exu da meia noite
Exu da madrugada
Salve o povo de exu
Sem exu não fez nada



Boa Noite Moço, Boa Noite Moça,
Sete Cruzes acabou de chegar;
Boa Noite Moço, Boa Noite Moça,
Meia Noite acabou de chegar.

Ele vem, da sua Calunga,
Tocando zabumba,
Ele vem trabalhar;
Ele vem, das Sete Catacumbas,
Fazendo macumba,
Só prá te ajudar.
Boa Noite Moço, Boa Noite Moça...


Pontos Riscados
Exu Meia Noite
Livros
  • Título : O Guardiao Da Meia Noite
  • Autor : Rubens Saraceni
O Guardiao Da Meia NoiteAo ler esta obra, você estará entrando num mundo que deve ser sentido, explorado e vivido e que tem a intenção de fazêlo evoluir na sabedoria do conhecimento Divino. A busca de um homem por sua alma perdida nas transgressões à Lei Divina. Um nobre rico e poderoso, mas extremamente cruel, paga pelos seus atos.Seu corpo na morte se converte em sua prisão, julgado pelos vivos e condenado pelos mortos... Mas das trevas nasce a luz! O Guardião, sentinela da meia-noite, torna-se por seus méritos um servidor da Lei Divina.O Guardião da Meia-Noite é, sem dúvida, um dos mais belos trabalhos já realizados por Rubens Saraceni, um marco na literatura espiritualista, tendo se tornado um clássico no gênero.