sábado, 13 de agosto de 2011

Guardião Rei das Sete Encruzilhadas


Guardião Rei das Sete Encruzilhadas
Exu Rei das 7 Encruzilhadas

(Astaroth) - Esse Exu comanda uma das Falanges mais poderosas e numerosas de exus. Sua aparência astral é a de ser visto como um ente humano normal qualquer, com a característica que está sempre vestido de preto. Esse Exu Rei tem a particularidade de não incorporar, apenas o fazendo os seus comandados e sob as suas ordens diretas.
Esses testas-de-ferro, incorporados usando o nome do Chefe, usam sempre a expressão "meu chefe determinou isso, aquilo, vou consultar meu chefe, isso eu posso fazer, isso eu não posso fazer, (trocam" "chefe" por "superior" ou outra expressão análoga).
Isso não quer dizer que não tenham força. Tem e muita. É comum em seus trabalhos, pedirem para os consulentes colocarem nas encruzilhadas um charuto aceso, uma garrafa de marafo, bem como oferendas diversas.
Em terra, bebe bebidas finas em taças e fuma charutos de boa qualidade. Come carne de todos os tipos.
Incorporado, se apresenta e caminha como uma pessoa normal, sem mascara de sofrimento no médium e gosta muito de receber honrarias, ser servido e ser bem tratado, como só acontece com quem é Chefe. Protege por demais os seus médiuns, dando a eles a intuição do perigo e da desconfiança quando alguma coisa não vai bem.
Sempre deixa patente gostar que seu médium trabalhe mais com ele do que com as demais entidades da Direita da umbanda.

Caracteristicas

ErvaGuiné
GuiaVermelha e Preta, trabalha muito com velas pretas ,vermelhas,preta e vermelha, Trabalha muito com ervas e na fixação do médium!!
MetalOuro
MineralQuartzo branco bruto

Pontos Riscados
Guardião Rei das Sete Encruzilhadas #1
Guardião Rei das Sete Encruzilhadas #2
Ponto Místico de Chamada dessa entidade. A cruz de Oxalá, dirigindo os sete caminhos (7 Cruzes), separado pelo tridente mágico que divide o reino de Obatalá do Reino de Odum. Este ponto significa que o(s) trabalho(s) executado(s) visou/visaram a prática do bem.


Pontos Cantados
7 facas de ponta em cima de uma mesa
7 velas acesa la na encruzilhada
Exu é rei,,exu é rei..exu é rei la nas 7 encruzilhadas
Sr. 7 meu amigo de alma
Sr. 7 meu irmão quimbandeiro
gira todo mundo gira
mas seu 7 é da coroa de Oxalá (bis)
Em cada encruza existe um guardião
Acima deles existe um rei
E esse rei é seu 7 Encruzilhada
Que nos da força e sua proteção
As curas do seu 7 Encruzilhadas
tem uma beleza rara
O seu 7 começa, aonde a medicina para
Mas ele cura mesmo, cura sim senhor
Mas ele cura mesmo, aos filhos seus
Me cura seu 7, pelo amor de Deus
Me cura seu 7, pelo amor de Deus


Oração ao Guardião Rei das Sete Encruzilhadas
Saravá Santo Ântonio de Pemba!
Saravá à força do Sete!
Saravá à todos os Exus!
Ajoelhado aos teus pés, estou rogando que me escute no sopro dos sete ventos, meu grande Exú Sete Encruzilhadas.
Com a força do teu garfo que carregas nas costas e da cruz do teu peito, eu humildemente peço que tenhas vidência das dores que trago no peito aflito.
Sete Encruzilhadas Exú dos sete caminhos, senhor rei das Sete Encruzilhadas de fé, sepulte nas sete catacumbas os nossos problemas e tristezas.
És um lindo homem, um cavalheiro, andas descalço com tua linda capa de veludo, a gargalhar pela noite, venceste sete guerras, vença pelo menos uma para mim, se eu merecer pois estou em desespero.
Sete Encruzilhadas, conheces as dores e angústias do mundo onde tu vivestes, amaste, sofreste e foste humilhado, mas hoje carrega a Coroa dos infelizes e essa coroa quem te deu foi a misericórdia de pai Oxalá, nos pés de pai Olorum.
Sete Encruzilhadas, coloque debaixo de teu pé esquerdo o nome dos meus inimigos, livrando-me das invejas, calúnias e dos olhos grandes. põe no meu coração o perdão e a justiça, para me reconhecer e me corrigir das minhas faltas.
Lindo homem de cabelos negros e olhos de cristal, perfuma a minha vida com o perfume das sete rosas vermelhas.
Atenda meu pedido, te imploro Sete Encruzilhadas pois sei que os teus protegidos, tu jamais desampara.
Rei dos sete mistérios, carregas as sete chaves do destino, abra os meus caminhos e me faça feliz, pois contarei sempre com a sua proteção, agora e em todas as horas de aflição.
Saravá Sete Encruzilhadas
Kimbanda
Esta entidade se apresenta como um homem de idade avançada, de pele escura, barba e olhos vermelhos, cor de brasa. Traz a metade do seu corpo (o lado esquerdo) queimado, sendo que sua perna esquerda não funciona bem, por isto é muito comum que se apóie em um bastão.
Prefere beber whisky de boa qualidade e fumar charutos grossos, sua voz é rouca, grave e forte. Quando está manifestado em algum médium, gosta também de azeitonas. Seu olhar é insustentável e quando se fixa em alguém, parece que o atravessa, sabendo seus segredos mais íntimos. As pessoas que o conhecem sentem certa autoridade nele e o respeitam.
Se desmancha em passagens que envia ao mundo para que transmitam suas mensagens através de seus cavalos (médiuns), sendo que isto acontece com todas as demais Entidades de Kimbanda. Sua vestimenta quase sempre é em tons vermelho e negro, com toques brancos e às vezes dourados (quando fora da Encruzilhada da Lira), prefere a capa e a cartola. Gosta de trabalhar com pouco público, em sessões que tenham força espiritual, onde os que nelas se encontram estejam concentrados ao máximo para dar o melhor de si. Não é importante a quantidade, e sim a qualidade e o resultado final da cerimônia.
Em sua última encarnação foi um Tatá Nganga banto, que foi trazido como escravo ao Brasil. Começou chegando na Umbanda, como um "exu de baixo" e foi levantado para "o alto" quando se fizeram os sacrifícios correspondentes na Kimbanda. Quando lhe perguntamos porque se denominava "da Lira" respondeu:
"Lira é uma cidade africana, que fica nas fronteiras orientais do Reino Baganda, de lá venho eu..."
Tem um caráter sério, amável e tranquilo, mas também pode ser enérgico e enojar-se quando há algo que ele não gosta. Tem prazer em ensinar e doutrinar, por isto sempre está tirando dúvidas a todo aquele que lhe faça perguntas, desde as perguntas mais insólitas como "porque há estrelas..." até as mais comuns como "quero saber se meu marido me engana..."
Apesar do Exu Rei das 7 Encruzilhadas tenha sido posto em um lugar privilegiado por alguns autores (os que escreveram com muita subjetividade), ele mesmo afirma que não é o Rei absoluto da kimbanda, e sim que apenas é um dos principais.
É rígido e severo quanto a seguir as tradições e que os rituais se cumpram passo a passo como deve ser, mesmo que, como todo "exu" está aberto a mudanças, às movimentações e inovações, sempre e quando os mesmos sejam feitos pelos próprios exus.
Livros
  • Título : GUARDIÃO DAS SETE ENCRUZILHADAS
  • Autor : RUBENS SARACENI
GUARDIÃO DAS SETE ENCRUZILHADASGUARDIÃO DAS SETE ENCRUZILHADAS - Rubens Saraceni. Hemisarê - A Ira Divina Madras - O leitor irá se surpreender com o relato narrado por Hemisarê, o personagem central desta obra. Não se trata da história de um espírito "comum", já que ele é um ser que classificamos como um mistério em si mesmo e um manifestador natural de determinados poderes só possuídos por espíritos guardiões dos mistérios da criação. Hemisarê faz revelações sobre os espíritos com desequilíbrios ou viciaçõe sno setimo sentido, que é o da geração da vida, e mais especificamente, sobre a sexualidade desvirtuada. Durante boa parte da leitura, ele nos conduz às esferas sombrias e ao cerne do desequilíbrio dos espíritos. Também traz uma luz aos cultos aos deuses fálicos, ligados à multiplicação das espécies. Tudo se explica à luz da razão, e o relato de Hemisarê, de uma frieza e imparcialidade incomuns, nos induz a reflexões e a mudanças dos sentimentos como desejos, paixões,obsessões, vícios e insatisfações, relacionados ao sétimo sentido. Numa sequência de acontecimentos dramáticos e assustadores, Hemisarê descobre que há outras formas de realizar seu mistério e cumprir com o que dele esperam os senhores dos mistérios, os sagrados Orixás. Fica claro que há duas formas: a da dor e a do amor, a das trevas e a da luz

Guardião Mirim


Exu Mirim

Escrever sobre Exú Mirim se faz necessário nesse momento porque, desde que psicografei o livro Lendas da Criação – A Saga dos Orixás, sua importância na Criação e na Umbanda mostraram-se maior do que imaginava-se.
Não temos escritos abundantes a nossa disposição que ensinem-nos sobre esse Orixá ou que fundamente-o com Mistério Religioso.
Essa falta de textos esclarecedores e fundamentais das suas manifestações religiosas nesse primeiro século de existência da Umbanda deixou Exú Mirim à própria sorte, ou seja: a vagos comentários sobre seus manifestadores que pouco ou nada esclareceram sobre eles e ao que vieram! Inclusive, por terem sido descritos como “espíritos de moleques de rua”, cada um incorporava-o com os típicos procedimentos de crianças mal-educadas, encrenqueiras, bocu­das, chulas, etc.
Foram tantos os disparates cometidos que é melhor esquecê-los e reconstruir todo um novo conhecimento sobre o Orixá Exú Mirim, antes que ele deixe de ser incorporado e relegado ao esquecimento, como já foi feito com muitos dos Orixás que, por falta de informações corretas e fundamentadoras, deixaram de ser cultuados aqui no Brasil.
Nas Lendas da Criação, Exú Mirim assumiu uma função e importância que antes nos eram desconhecidas. A função é a de fazer regredir todos os espíritos que atentam contra os princípios da vida e contra a paz e a harmonia entre os seres. A importância e a de que, sem Exú Mirim nada se pode ser feito na Criação sem sua concordância. Com Exú, dizia-se que “sem ele não se faz nada”. Já, com Exú Mirim, “sem ele nem fazer nada é possível”.
Vamos por partes para entendermos sua importância e fundamentá-lo, justificando sua presença na umbanda.
  1. Cada Orixá é um dos estados da Criação. Um é a Fé, outro é a Lei, outro é o Amor, e assim por diante, independente de suas interpretações religiosas.
  2. Por serem estados, são indispensáveis, insubstituíveis e imprescindíveis á harmonia e ao equilíbrio do todo. O Estado da matéria considerado “frio” só é possível por causa da existência do estado “quente” e ambos na escala celsus indica os dois estados das temperaturas. Sem um não seria possível dizer se algo está frio ou quente; se algo é doce ou amargo, se algo é bom ou ruim, etc. É a esse tipo de “estado” que nos referimos e não a um território geográfico, certo?
  3. Muitos são os estados da Criação e cada um é regido por um Orixá e é guardado e mantido por todos os outros, pois se um desaparecer (re­colher-se em Deus), tal como numa escada, ficará faltando um degrau, e tal como numa escala de valores, estará faltando um grau que separe o seu anterior do seu posterior.
  4. Quando a Umbanda iniciou-se no plano material, logo surgiu uma linha espiritual ocupada por espíritos infantis amáveis, bonzinhos, humildes, respeitosos e que chamavam todos(as) de titios e titias ao se dirigirem às pessoas ou aos Orixás e guias espirituais. Também chamavam os pretos(as) velhos(as) de vovô e de vovó. Até aí tudo bem!
  5. Mas logo começaram a “baixar” uns espíritos infantis briguentos, encrenqueiros, mal-educados, intrometidos, chulos e que dirigiam –se às pessoas com desrespeito chamando-os disso e daquilo, tais como: seu pu.., sua p..., seu v...., seu isso e sua aquilo, certo? E quando inquiridos, se apresentavam como “exús” mirins, os exús infantis da Umbanda numa equivalência com um exú infantil ou um erê da esquerda existente no Candomblé de raiz nigeriana.
  6. Exú Mirim assumiu o arquétipo que foi construído para ele: o de menino mal! E tudo ficou por aí com ninguém se questionando sobre tão con­trovertida entidade incorporadora em seus médiuns, pois ele diziam que todo médium tem na sua esquerda um Exú Mirim além de um e Exú e uma Pomba Gira.
  7. De meninos mal educados, como tudo que “começa mal” tende a piorar, eis que as incorporações de entidades Exús Mirins começaram a ser proibidas nos centros de Umbanda devido a vazão de desvios íntimos dos médiuns que eles extravasavam quando incorporavam nos seus.
  8. De mal vistos, para pior, essa linha de trabalhos espirituais, (onde cada médium tem o seu Exú Mirim), quase desapareceu e só restaram as incorporações e os atendimentos de um ou outro Exu Mirim “muito bom” mesmo no ato de ajudar pessoas.
  9. Então ficou assim decidido, mais ou menos, por muitos:
    1. Exú Mirim existe, é mal educado e incontrolável e de difícil doutrinação.
    2. Vamos deixar Exú Mirim quieto e vamos trabalhar só com linhas espirituais doutrináveis e possíveis de serem controladas dentro de limites aceitáveis.
  10. Exú Mirim praticamente desapareceu das manifestações Umbandistas porque suas incorporações fugiam do controle dos dirigentes e seus gestos e palavrões envergonhavam a todos.
  11. Como é característica humana negar tudo o que não pode controlar e ocultar tudo o que “envergonha”, o mesmo foi feito com Exú Mirim, que existe, mas não é recomendável que incorpore em seus médiuns. Certo?
Errado, dizemos nós, porque muitos médiuns já ajudaram a muitas pessoas com seus exús mirins doutrinadíssimos e nem um pouco influenciados pela personalidade “oculta” de quem os incorporavam.
Todos se adaptam a regras comportamentais se seus aplicadores forem rigorosos tanto com os médiuns quanto com quem incorporar neles.
O melhor exemplo começa com as incorporações comportadas de quem dirige os trabalhos espirituais. E uma boa orientação sobre as entidades ajuda muito porque, o que os médiuns internalizarem sobre elas será o regularizador das entidades.
Agora se, por acaso, o dirigente adota um comportamento discutível, aí seus médiuns o seguirão intuitivamente, pois o tomam como exemplo a ser seguido.
Em inúmeras observações, vimos os médiuns repetindo seus dirigentes e, inclusive, com as incorporações e danças dos guias incorporados neles. Essa assimilação natural ou intuitiva é um indicador de que o exemplo que vem “de cima” ainda é um dos melhores reguladores comporta­mentais.
Agora, quando o dirigente incorpora seu Exú Mirim e este, por ser do “chefe”, faz micagens, caretas, gestos obscenos, atira coisas nas pessoas, xinga-as e fala palavrões, aí tudo se degenera e seus médiuns procederão da mesma forma porque, em suas mentes e inconscientes é assim que seus Exús Mirins devem comportar-se quando incorporados.
Essa foi uma das razões para o ostracismo e que foi relegada a linha dos Exus Mirins. E isto, sem falarmos em supostos Exús Mirins que quando incorporavam ou ainda incorporam por aí afora, pegam ou lhe são dados saquinhos de papel que ficam cheirando, como se fossem as infelizes crianças de rua viciadas em cheira “cola de sapateiro”.
Certos comportamentos, devemos debitar ao arquétipo errôneo construído por pessoas desin­for­madas sobre essa linha de trabalhos espirituais Umbandistas.
  1. Não são espíritos humanos, em hipótese alguma.
  2. Exús Mirins são seres encantados da natureza provenientes da sétima dimensão à esquerda da que nós vivemos.
  3. A irreverência ou má educação comportamental não é típico deles na dimensão onde vivem.
  4. São naturalmente irrequietos e curiosos, mas nunca intrometidos ou desrespeitadores.
  5. Por um processo osmótico espiritual, refletem o inconsciente de seus médiuns, tal como acontece com Exú e Pomba Gira. Logo, são nossos refletores naturais.
  6. Gostam de beber as bebidas mais agradáveis ao paladar dos seus médiuns, sejam elas alcoólicas ou não.
  7. Apreciam frutas ácidas e doces “duros”, tais como: rapadura, pé de moleque, quebra queixo, cocadas secas e balas “ardidas” (de menta ou hortelã).
  8. Se bem doutrinados prestam inestimáveis trabalhos de auxilio aos freqüentadores dos centros de umbanda.
  9. Não aprovam ser invocados e oferen­da­dos em trabalhos de demandas e magias negativas contra pessoas.
  10. Toda vez que seus médiuns os ativam pa­ra prejudicar os seus desafetos seus Exus Mirins se enfraquecem automaticamente já acon­teceram inúmeros casos de médiuns que ficaram sem seus verdadeiros Exus Mirins porque os usaram tanto contra seus desafetos que eles ficaram tão fracos que foram aprisionados e kiumbas oportunistas tomaram seus lugares junto aos seus médiuns, passando daí em diante a criar problemas para suas vítimas que ainda acreditavam que estavam incorporando seus verdadeiros Exús Mirins.
  11. Eles raramente pedem seus assentamentos ou firmezas permanentes e preferem ser ofe­rendados periodicamente na natureza, tal co­mo as crianças da direita.
  12. Se bem doutrinados e colocados a serviço dos freqüentadores dos centros umbandis­tas, realizam um trabalho caritativo único e insu­bs­tituível.
Simbologia
A palavra "mirim", em tupi-guarani, significa "pequeno" que, no caso de Exu Mirim, nos revela que ele é um Exu pequeno (jovem, criança, novo) enquanto os outros são grandes (adultos mais velhos, já crescidos).
Portanto, temos o nome "Exu", que é de origem Nagô, e temos "mirim", que é de origem tupi-guarani, em uma fusão de duas línguas, duas religiões e duas culturas por meio da simbologia umbandista.
Então não se assustem se um Exu Mirim apresentar-se com nome cristão ou nome indígena ou nome em alguma língua africana, mas aportuguesado, ou com nomes simbólicos de mistérios "umbandistas".
Inclusive, a apresentação por nomes simbólicos dos mistérios, tais como sete porteirinhas, sete pedrinhas, sete cruzinhas, etc., torna-os independentes das raízes cristã, indígena e africana e mostra-os como "Umbanda", porque esse é o simbolismo desenvlvido na Umbanda para fundamentá-la e dar-lhes autonomia religiosa.


Caracteristicas
BebidaWhisky, licores, cinzano, pinga com mel
Comidafigado bovino picado e frito em azeite-de-dendê, farofa com miúdos de frango, etc.
Fitaspretas e vermelhas
FloresCravo
Frutasmanga, limão, larnja, pêra, mamão
FumaCharutos, cigarros e cigarrilhas
Linhaspretas e vermelhas
Pembaspretas e vermelhas
Toalhas(ou panos) preto e vermelho
Velabicolores(preta e vermelha)

Pontos Cantados
Ele é Exu !
É Exu-Mirim !
Não me nega nada,
Sempre me diz sim !



Exu-Mirim é o meu Exu de fé!
Exu-Mirim é pequeno na quimbanda!
Exu-Mirim saravando a encruza,
Exu-Mirim vencendo suas demandas!



Boa noite gente , como vai ? Como passou? (bis)
Exu-Mirim é pequeninho, mais é bom trabalhador. (bis)
O mercê das minhas almas não zomba de mim
O mercê das minhas almas não zomba de mim
Eu sou pequeninho, eu sou Exu-Mirim
Eu sou pequeninho, eu sou Exu-Mirim



Pedra rolou em cima da samambaia
Em cima de Exu-Mirim balança mas não cai (bis)
Exu-Mirim no morro tá batuqueiro
Batucava noite e dia derrubando feiticeiro (bis)


Pontos Riscados
Ponto Riscado Exu Mirim



Kimbanda
Este Guardião possui grande influência sobre as mulheres e crianças, sendo preferido pelas Mãe de Santo, para os trabalhos de amarração. Apresenta-se com roupagem de criança.

Romãozinho
Romãozinho é uma criatura do folclore brasileiro. Ele é um menino, filho de um agricultor e já nasceu mau e pérfido. Ele sempre gostou de maltratar os animais e destruir as plantas.
Uma vez, sua mãe mandou-o levar o almoço ao pai, que trabalhava na roça. Ele foi de má-vontade. No meio do caminho, ele comeu a galinha, colocou seus ossos na marmita e levou-a ao pai. Quando o pai viu os ossos em vez da comida, ele perguntou o que aquilo significava. Romãozinho, perfidamente, disse:
- Deram a mim isso... Eu penso que minha mãe comeu a galinha com o homem que vai a nossa casa quando você não está lá, e enviou-lhe somente os ossos.
Enlouquecido de raiva, o pai voltou logo para casa, puxou do punhal e matou a esposa. Antes de morrer, a mãe amaldiçoou o filho que ria, dizendo:
- Você não morrerá nunca! Você não conhecerá o céu ou o inferno, nem repousará enquanto existir um vivente sobre a terra!
Romãozinho riu ante a maldição e foi embora. Desde então, o menino nunca cresceu, anda pelas estradas e faz travessuras: quebra as telhas dos telhados a pedradas, assusta os homens e tortura as galinhas.
Mas tambem às vezes faz coisas boas. Há uma historia que diz que uma mulher grávida estava sozinha e entrou em trabalho de parto, e no desespero chamou por Romãozinho e este foi à casa da parteira que depenava uma galinha, a galinha de repente saiu da mão dela e saiu voando, a parteira saiu correndo atrás e a galinha foi jogada na casa da mulher que estva em trabalho de parto.
Este mito é algo semelhante ao do judeu-errante, que também nunca morreu por causa de uma maldição. Muitos acreditam que o Romaozinho atua hoje, em crianças vândalas e menores infratores, que, influenciados pelo moleque fazem as piores crueldades por aí.

Referências
  • Rubens Saraceni
Livros
  • Título : Orixá Exu Mirim
  • Autor : RUBENS SARACENI
Orixá Exu MirimCom o advento do centenário da Umbanda, nada mais pertinente do que explanar sobre um dos Orixás mais controversos da religião: Exu Mirim. A falta de obras do gênero levou Rubens Saraceni a escrever Orixá Exu Mirim - Fundamentação do Mistério na umbanda. Utilizando-se de uma linguagem clara e objetiva, ele desmistifica as vagas informações que foram criadas ao longo do tempo por pessoas que não conhecem a fundo os fundamentos e as formas de manifestações religiosas de Exu Mirim. "Exu Mirim, enquanto mistério divino que se auto-realiza e se aplica a tudo e a todos, vive e atua nos limites nebulosos que separam os dois lados de uma mesma coisa (...) tudo dependendo das intenções íntimas de cada um e de todos em geral.

Guardião Pantera


Guardião Pantera

Seu nome dá a entender ser um espirito violento, bravo, mas, bem ao contrário, apresenta-se com muita elegância, com charme e um bom palavreado.
Ele contou sua história: afirmou ser europeu e grande admirador da pantera, para ele, um animal esperto, ágil e o mais elegante de todos.
Veio ao Brasil para resgatar seu karma, agrupando-se à Umbanda, especificamente à Quimbanda e como tem uma relação direta com o Caboclo da Pantera, não teve nenhuma dúvida em usar o nome do lindo felino.

Guardião Capa Preta


Guardião Capa Preta

(Musifin) - Pertence a linha negativa de Oxossi serventia do caboclo Cobra Coral, esta na hierarquia cabalística como Décimo sétimo comandado de exu calunga. Seu poder esta nas encruzilhadas e também no cemitérios, alem de realizar trabalhos dentro de seu circulo cabalístico nos terreiros de umbanda nos quais ele predomina, tem como curiador o marafó e todas as bebidas destiladas.
Recebe também oferendas de padê(Farofas), carne de porco, ejé, Pimenta e etc...
Ao realizar seus trabalhos se transforma num bruxo poderoso em volta da sua capa, fazendo evocações não à problemas que ele não possa solucionar.
Possui uma aparência imponente, mas crispado. Apresenta-se muito sério, fechado, taciturno. Visto em um médium que trabalha com essa entidade, que a mesma quase nunca piscava os olhos, ficando-os quase fixos e de forma penetrante.

Lendas

Exu da Capa Preta, se trata de uma entidade que quando vida era um padre da Igreja católica, em uma época remota, mais antiga, algumas pesquisas relatam que pode ser encontrado parte da biografia desta entidade em uma antiga colônia, hoje denominada Pensilvânia.
Foi um Bruxo com profundos conhecimentos sobre os mistérios da Magia, da Alquimia, da quimbanda e dos poderes dos feitiços praticados com os elementos através da magologia.
Conseguiu transpassar a barreira do tempo de sua própria existência através da prática da Magia e hoje incorpora em um médium para dar consultas e resolver problemas espirituais utilizando o seu conhecimento milenar, sua magia e seu poder de Exu.
Quem recorre a esta poderosa entidade, para solucionar os seus problemas, seja ele de ordem física ou espiritual, jamais sai sem solução.


Seu poder

Musifim é um Exu muito famoso por resolver problemas aparentemente sem solução, através da Magia da Kimbanda. Faz o errado virar certo e o certo virar errado como bem lhe convêm.
Tem o poder, e possui o conhecimento para fazer trabalhos espirituais utilizando os feitiços da magia para manipular os elementos que envolve os reinos vegetal, mineral e animal. Manipula estes elementos através da magia negra, para resolver problemas que envolvam negócios relacionados a área profissional, afetiva, saúde e espiritual, não importando o quão difícil seja a situação.
Seus trabalhos são eficazes, de resultado imediato, soluciona quais quer problemas dentro de 7 dias após a realização do trabalho solicitado.

Caminhos
  • Exu Faca de dois gumes

  • Exu Mironga

  • Exu Capa Preta das Encruzilhadas

  • Exu Capa Preta do Cemitério



  • Caracteristicas

    ArmaTrabalha com crânio, pólvora, punhal, fita preta, bonecos, figuras, pontos riscados, terra de cemitério, caixões
    Bebidaspinga com mel, marafo, absinto, licor, conhaque, bebidas finas
    FumaCharutos
    Guiaamarela, vermelha e preta
    IndumentáriaSua apresentação, inclusive que lhe deu o nome, é de sempre usar uma capa preta que o envolve.
    Velasamarela, vermelha e preta, vermelha e preta bicolor


    Pontos Riscados
    Ponto Riscado Guardião Capa Preta
    Ponto Riscado Guardião Capa Preta
    Ponto Riscado Guardião Capa Preta


    Guardião Capa Preta das Encruzilhadas

    O Guardião Capa Preta da Encruzilhada ,como o próprio nome diz trabalha nas encruzilhadas. Sua forma astral é de um homem vestido com uma longa capa negra ,cartola e bengala ,assim como sua imagem. A maioria dos exus Capa Pretas quando incorporam se apresenta em uma forma elegante ,gosta de se vestir bem. Dizem que em sua ultima encarnação foi um rico lorde. É um exu chefe de falange ,da linha negativa de Oxossi ,gosta muito de conversar com seus consulentes explicar tudo sem deixar duvidas. Sua companheira fiel é a Pomba-gira Dama das 7 Capas

    Contos
    O ônibus estava lotado, eu não conseguia vê-la, mas sabia que estava lá. Podia senti-la, captava sua angustia, sua indecisão, e acima de tudo seu medo. Ela não estava só, alem de mim, vi outros que a acompanhavam. Eram de outra faixa vibratória, pertenciam ao passado. Tentavam envolvê-la com uma energia densa e pegajosa. Sempre que faziam isso ela ficava mais nervosa e também mais decidida. Eu os via, mas eles não me notavam. À medida que o ônibus avançava pelas ruas centrais mais e mais pessoas entravam. Todos apressados para chegar em casa. O coletivo corria em direção a periferia da cidade. Ela esta lá, meio deslocada, olhava com insistência um pedaço de papel. Ali em suas mãos o endereço que segundo ela mudaria seu destino. Ato continuo ela toca a campainha, o ônibus para, descemos... Aqueles que a acompanham, vibram, ela esta na iminência de servir como instrumento na vingança que planejam há muito tempo. Vibram com tanto ódio que ela enfureceu-se consigo mesma. Como se deixara envolver por aquele rapaz? Tinha que resolver isso imediatamente e tratar de seguir sua vida, sem que seus pais soubessem. Ela verifica o número anotado, esta perto. Chega a uma casa humilde, como todas as outras ali no bairro. Toca a campainha é atendida por uma senhora que executara o serviço. A mulher a analisa rapidamente, já vira muitas iguais a ela, não tem tempo para conversa fiada.Pede-lhe o dinheiro e manda que espere, pois existem duas mulheres na frente dela. Ela senta-se e aguarda. Eu tenho que agir rápido. Vibro minha espada no ar, e os seres trevosos que a acompanham estarrecem ante minha presença. Fatalmente eles me notam,agora ou correm ou me enfrentam. Decidem sabiamente pela primeira opção, saem da casa, mas ficam do lado de fora, tentando contatar outros que podem vir ajudá-los. Aproveito para me aproximar dela. Envolvo-a com minha capa, ela se acalma, por um instante, sugestionada por mim e titubeia. Já não tem certeza se deve continuar. Eu vibro em seu mental para que saia dali vá tomar um ar fresco lá fora. Ela me atende. Quando chega , ainda envolvida por minha capa, torna-se invisível para os que a acompanham. Tenho que me materializar. Ela assusta-se ao me ver, tenta gritar não consegue, tenta voltar para dentro da casa, mas eu a impeço. Chamo-a pelo nome, digo-lhe que não deve me temer, falo que venho em paz. Tenho uma missão: Evitar que ela faça o aborto. Não deve impedir aquele espírito de vir ao mundo. Pouco importa se a concepção fora fruto de uma aventura. Deve deixá-lo vir. Será um menino, veio do passado para cumprir uma missão, ela não deve abortá-lo. Sei que seus pais não aprovarão a gravidez, mas me comprometo a acalmá-los e fazê-los aceitar. Ela chora, não entende como pode estar ouvindo aquilo. Falo com tanta firmeza que ela quer saber quem sou. Digo-lhe que me chamam de Exu Capa Preta, sou um guardião, protegerei o menino que ela carrega no ventre. Estarei ao lado dele a vida toda, acompanhando-o, guiando-o e protegendo-o. Portanto ele não deve temer. Chorando ela consente, avança para a rua, toma um ônibus e retorna para casa. Protejo-a durante a gravidez, o menino nasce forte e saudável, cresce sem sobressaltos como prometi. Sempre que acho conveniente deixo-o que me veja, aos poucos vou me apresentando. Hoje ele esta feliz, acabara de completar 18 anos.Seus amigos comemoram a data festiva. Movido pela curiosidade o rapaz resolve conhecer um terreiro de umbanda. Estou ansioso, chegou meu grande dia! Ele chega, senta na assistência. Lá dentro uma gira de Exu. Eu já me entendi com o Exu chefe da casa, somos bem vindos. Quando ele entra para tomar um passe com linda Pomba Gira eu tomo-lhe à frente e incorporo. Abraço a moça com carinho, já nos conhecemos de longa data, fumo, bebo, canto. Daqui para frente haverei de incorporar sempre que necessário. E assim foi. Ele desenvolveu, abriu seu próprio terreiro, cumpre com amor e carinho sua missão. De minha parte não o abandono nunca. Estou sempre disposto e feliz.
  • Por Cássio Ribeiro

  • Mensagens
    A escuridão nem sempre é a falta de luz, é um caminho tortuoso, é andar sobre espinhos.
    Quem foi que disse que Exú não tem coração?
    Quem foi que disse que Exú não respeita a Deus?
    Quem foi que disse que Exú é vingativo?
    Quem foi que disse, pois é isso, todos dizem, todos falam de Exú, todos falam da Umbanda, pois atirar pedra, é mais facil quando se é na janela do vizinho.
    Pois é mais fácil odiar do que amar, é mais facil criticar do que respeitar, é mais facil se defender atacando.
    Não sou santo, nem defensor do agressor, mas quero a justiça, a palavra correta, e a língua sem veneno.
    Não me comprem, nem me dêem presentes, sou um mensageiro, sou um guardião, vivo na caridade, e não na escuridão.
  • Guardião da Capa Preta



  • Guardião Capinha Preta

    Em suas duas últimas encarnações:
    Ele era um rapaz que vivia afastado da vila principal, onde ele gostava de uma princesa, mas só que o Rei, pai da princesa, não gostava dele pois, além de ser pobre, sua família era de bruxos, assim ele fez uma bruxaria para matar o Rei e ficar com a princesa, sendo assim aconteceu, ele herdou o reino todo para pois era casado com a princesa.
    Com o tempo ela descobriu a verdade e de vingança matou os dois filhos deles, ele com muita raiva matou-a, destruiu a aldeia e foi degolado.
    Em sua última encarnação também vivia longe da aldeia principal morava em rochas, seus pais, também bruxos, (na verdade eram os filhos dele em sua última encarnação), foram assassinados por serem bruxos, mesmo só fazendo o bem. Órfão aos 5 anos de idade, ele foi criado por um mago até os 15 anos, onde para vingar seus pais, fez um feitiço onde matou a vila toda (cerca de 400 pessoas), morreu novamente degolado, pelo próprio mago que o criou, pois os pais desse mago viviam nessa aldeia.
    Ele é afilhado do Exú Capa Preta da Encruzilhada e da Pomba-Gira Molambo das 7 Capas.
    Pertence à linha dos Exús Mirins. Trabalha muito nas encruzilhadas.

    Livros
    • Título : A longa capa negra
    • Autor : RUBENS SARACENI
    A longa capa negraIdade Média, ano de 1140. Época em que uma série de problemas sociais afligia os reinos europeus, entre eles, a política praticada pela nobreza e pelo clero romano-católico. Esse caos era manipulado pela Igreja, que incitava uns contra os outros no intuito de mantê-los frágeis e dependentes, permanecendo, assim, sob o seu controle político. À plebe, restava a dor, a miséria, o pranto e a tentativa de sobreviver em meio ao inferno causado por interesses diversos.

    Guardião Tranca Ruas


    Tranca Ruas

    (TarchiMache) - Tranca Ruas (O Guardião dos Caminhos), não é demônio que muitos acreditam que ele seja. Sua atribuição é trancar a evolução dos desqualificados, desequilibrados e desvirtuados espíritos humanos. Não deseja ser amado ou odiado, mas apenas respeitado e compreendido.

    Caminhos
    A falange de Tranca-Ruas é dividida em 7 sub-falanges. Cada sub-falange tem a direção de um Tranca-Ruas específico, como se fosse um batalhão - cada batalhão, um general.
    • Falange comandada por Tranca Ruas das Almas
    • Falange comandada por Tranca Ruas de Embaré
    • Falange comandada por Tranca Ruas das Ruas
    • Falange comandada por Tranca Ruas das 7 Encruzilhadas
    • Falange comandada por Tranca Ruas das Porteiras
    • Falange comandada por Tranca Ruas das 7 Luas
    • Falange comandada por Tranca Ruas das 7 Giras
    Características
    ArmaEspada
    Bebida
    • Tranca Ruas das Encruzilhadas - Marafo, whisky, rum, vodka
    • Tranca Ruas dos Cruzeiros - Vinho branco, vermouth, champanhe, whisky
    • Tranca Ruas das Almas - Vinho tinto, whisky ou marafo
    ErvaEspada de São Jorge
    FumaCharutos
    LugarTronqueira
    Plantarosas amarelas
    VelaPretas, Vermelhas e Pretas

    História1
    Muito grande, muito forte, Seu Tranca Ruas vem trazendo a sorte
    Salihed, Mehi Mahar Selmi Laresh Lach Me Yê!
    Saravá, Senhor Exu Guardião Tranca Ruas!
    Saravá, Ogum Sete Lanças da Lei e da Vida!
    Saravá Pai Ogum!
    Saravá Mãe Iemanjá!
    Saravá, Regente Oxalá!
    Saravá, Umbanda!!!
    Surpreenda-se com esse Mehi Guardião de Mistérios a serviço da Lei Maior!
    ("O Guardião Tranca Ruas pode ser tudo o que queiram, menos como tentam mostrar: Um demônio. Jamais foi ou é o que este termo deturbado significa na atualidade e nem o aceita como qualificativo das suas atribuições: Trancar a evolução dos desqualificados, desequilibrados e desvirtuados espíritos humanos. Odeia os que odeiam, sente asco dos blasfemos, nojo dos invejosos, repulsa pelos falsos, ira pelos soberbos e pena dos libidinosos. Saibam que foi um dos Mehis que velaram a descida do "ACH-ME ou MISTÉRIO JESUS CRISTO". Assim é TRANCA-RUAS, Mehi por Origem, Natureza e Formação. Não importa a Religião que tens que guardar, pois nela, dela e para ela, Mehi, sempre será.")
    Senhor Tranca-Rua das Almas, senhor do Sétimo Grau de Evolução da Lei Maior de Ogum, conhecedor de todas as magias e demandas praticadas por seres sem luz, interceda no caminho de todos os filhos de fé, livrando-os de toda a energia que possa atrapalhar a evolução de todos os seres iluminados; fazei dos pensamentos uma porta fechada para a inveja, discórdia e egoísmo. Dos sete caminhos por ti ultrapassados, foi na rua que passou a ser dono de direito, abrindo as portas para os espíritos que merecem ajuda e evolução e fechando para os que querem praticar a maldade e a inveja contra seus semelhantes. Fazei dos nossos corações o mais puro que nossos próprios atos; Senhor (Pai) Tranca-Ruas das Almas agradeçemos por tudo que fizeste apren-der nesta vida e em outras que passamos lado a lado, rogo por vós a proteção, para os irmãos de fé, para toda a família e porque não para os inimigos Abençõe a guarde esses filhos que um dia entenderão o verdadeiro sentido da palavra umbanda.

    Pontos Riscados
    Ponto Riscado Tranca Ruas das Almas 
    Tranca Ruas
    Ponto Riscado Tranca Ruas das Almas 
    Tranca Ruas das Almas
    Ponto Riscado Tranca Ruas das Encruzilhadas 
    Tranca Ruas das Encruzilhadas
    Ponto Riscado Tranca Ruas do Cruzeiro 
    Tranca Ruas do Cruzeiro
    Ponto Riscado Tranca Ruas do Luar 
    Tranca Ruas do Luar
    Ponto Riscado Tranca Ruas Pequenino 
    Tranca Ruas Pequenino

    Pontos Cantados
    O sino da igrejinha Faz belém, blem, blom
    Deu meia noite o galo já cantou
    Seu Tranca-Ruas é o dono da gira
    Oi corre gira que Ogum mandou



    Com 7 velas eu firmei meu ponto
    E na encruza Exú me saravou
    Firma seu ponto Seu Tranca Ruas
    Exú da linha de Seu Marabô



    Viva as almas, viva a coroa e a fé
    Salve Exú das Almas
    Ele é Tranca Ruas de fé



    Seu Tranca Ruas que nasceu no Mato Grosso
    Ele é filho de um xavante, ele é de Embaré
    Mas o homem é Tranca Ruas de Embaré



    Na sua encruza ele é o Rei
    Na sua banda ele é o Senhor
    Oi, salve o Sol, oi salve a Lua
    Salve toda a encruzilhada
    Oi saravá Seu Tranca Ruas



    Seu Tranca Ruas me abra os meus caminhos
    Que me foi trancado pelo povo pequenino
    Saravá o sol, saravá a lua
    Saravá a rua, saravá Seu Tranca Ruas



    Está iluminando a sua banda
    Está cheirando flor em seu Congá
    Seu Tranca Ruas um pedido eu lhe faço
    Me abre as portas
    Ilumina os caminhos por onde passo



    Exú abre os caminhos, foi Xangô quem mandou
    Tranca Ruas nas encruzilhadas
    Corre a gira nas demandas
    Corre a gira nas Quimbandas,
    Foi Xangô quem mandou



    Seu Tranca Rua da Mata
    Chama, chama que ele vem
    Ele é o Rei da Quimbanda na Mata
    Chama, chama que ele vem
    Lá no meio da macaia
    Seu Tranca Rua chegou
    Ele veio tirar despacho
    Que você pra mim deixou
    Seu Tranca Ruas da Mata
    Chama, chama que ele vem



    Ouvi um barulho na mata
    Ai meu Deus o que será
    É Seu Tranca Rua das Matas
    Que veio trabalhar



    Seu Tranca Ruas nas forças da mata
    O seu Congá tem segurança
    É nas tronqueiras que ele gira
    É meia noite que o galo canta



    Quem é que desceu do reino, quem é?
    Ele é Tranca Ruas das Almas, ele é



    Estava dormindo na beira do mar
    Quando as Almas me chamaram para trabalhar
    Acorda Tranca Rua vai vigiar
    O inimigo está invadindo a porteira do Congá
    Põe a mão nas suas armas e vai guerrear
    Bota o inimigo pra fora pra nunca mais voltar



    Estava dormindo
    A Umbanda me chamou
    Se levanta minha gente
    Tranca Rua já chegou

    Quando a Lua sair
    Eu vou girar, eu vou girar
    Chegou Tranca Ruas
    Pra todo mal levar



    Seu Tranca Ruas
    Me cubra com sua capa
    Quem tem sua capa escapa
    A sua capa é um manto de caridade
    Sua capa cobre tudo
    Só não cobre a falsidade



    Oh! Luar! Oh! Luar! Olha os raios da Lua
    Está chegando na banda Seu Exú Tranca Rua
    Salve as Almas Benditas
    Do cruzeiro das almas
    Está chegando na banda
    Tranca Rua das Almas



    Quando o galo canta
    As almas se levantam e o mar recua
    É quando os anjos do céu dizem amém
    E o pobre do lavrador diz aleluia
    Diz aleluia, diz aleluia
    Seu Tranca Ruas diz aleluia



    Está iluminando a sua banda
    Está cheirando flor em seu Congá
    Seu Tranca Ruas um pedido eu lhe faço
    Me abre as portas
    Ilumina os caminhos por onde passo



    Seu Tranca Ruas
    Me abra os meus caminhos
    Que me foi trancado
    Pelo povo pequenino
    Saravá o Sol, saravá a Lua
    Saravá a Rua, saravá Seu Tranca Ruas
    Seu Tranca Ruas
    Nas forças da mata
    O seu Congá tem segurança
    É nas tronqueiras que ele gira
    É meia noite que o galo canta



    Chegou na canjira de Umbanda
    Seu Tranca Ruas
    Quem está de ronda é meu Pai
    Seu Tranca Ruas
    Me cubra com sua capa
    Quem tem sua capa escapa
    A sua capa é um manto de caridade
    Sua capa cobre tudo
    Só não cobre a falsidade



    Na Lua nova ele fez seu ponto
    Na Lua cheia ele confirmou
    São Sete Estrelas, são sete Luas
    Saravá Ogum, saravá Seu Tranca Ruas



    Já deu meia noite
    Tá na hora da Quimbanda
    Segura a gira Exú
    Seu Ogum é quem manda

    Tranca Rua está na terra
    Veio combater demanda
    Salve o Povo da Encruza
    Salve Exú e sua Banda



    Quem trabalha com as Santas Almas
    Não tem medo de assombração
    Sou filho de Tranca Ruas
    Tenho as Almas no coração



    Poder, poder Tranca Ruas é quem traz
    Cuidado com o que diz
    Tranca Ruas está por trás
    Cuidado com o que faz
    Tranca Ruas está por trás




    Tranca Ruas das Almas

    É a segunda pessoa de Exu Mór, sendo a sua posição idêntica à do Exu Marabô, com a mais alta responsabilidade no Reino dos Exus. A ele está designada guarda das entradas e de recintos onde se pratica a alta magia, É conhecido, também, na gloriosa Umbanda, por Elio.
    Em todas as reuniões espirituais o Exu Tranca-Rua mantém proteção, com a sua guarda de choque, contra os kiumbas, que procuram deturpar o bom andamento dos trabalhos. Assim sendo, sentimo-nos na obrigação de saudar esta ancestralidade em primeiro plano ao darmos início aos trabalhos de Kimbanda, para que o ambiente sinta a sua proteção. Existem vários ancestrais que se apresentam como Exus Tranca-Ruas.


    Tranca Ruas de Embaré

    Sr. Exú Embaré, Senhor do mundo espiritual onde está sua origem e sua morada, no Reino de Safira ( Este reino é espiritual ). E neste caso temos duas histórias que comprovam a existência desta divindade de Ngangá no mundo espiritual e outra popular.
    A primeira é da vinda desta entidade como mago, feiticeiro e bruxo ao mundo dos mortais para ser útil a quem da magia tem necessidade para alcançar seus objetivos. Este mestre mago feiticeiro, Rei do mundo espiritual vem ao mundo físico e se apresenta como Vulgo (Apelido) Exú Tranca Ruas da Almas.
    Ele tem o poder de fechar e abrir os caminhos para o ser humano e também de ter as almas perdidas sem luz como escravos para prestar-lhe reverencias e fazer o que ele ordenar. Este é um dos motivos pelo qual ele foi enviado aqui no plano físico, para pegar as almas perdidas, formar seu Exército para lhe servir e também formar uma hierarquia para que todos as almas perdidas fossem transformadas em seu exército, e desta forma encontrem o caminho novamente para a luz através dele mesmo, podendo assim vigiar, receber as oferendas que são depositadas nas ruas de qualquer cidade aonde Exú Tranca Rua tem o poder absoluto ( o Reino das Ruas ).
    Essa entidade protege a entrada das casas de culto na esquerda da Umbanda e no culto Kibundo ( Kimbanda ), nada se movimenta ou sai de uma casa para as ruas, nada chega ao seu destino de origem como nas matas e outros locais fora da cidade sem que antes sejam realizadas oferendas á Exú Tranca Ruas.
    Exu tranca Ruas é respeitado no mundo dos homens poderosos porque foi através do poder de Seu Embaré que elas conseguiram suas fortunas, seus impérios e assim viverem como Reis.Este n'ganga é cultuado é tem réplica de seu Pepelê N'ganga em algumas empresas por isso elas só crescem, geram grandes lucros e contribuem para o equilíbrio do mundo porque esta entidade tem influência sobre o dinamismo do ser humano, quando cultuada por eles.
    Obs.: Esta entidade é a que mais possui conhecimento para indicar amuletos na cabaça e outros apetrechos para ser colocado como segurança na entrada dos estabelecimentos comerciais e nas residências, que servem contra inveja, feitiços, pragas, demandas, etc...
    Exú Tranca Ruas tem o poder de realizar magia para o amor com resultados imediatos e quem nele acredita para fazer a sua união nunca mais sofre por amor.
    Tranca Ruas das Almas, só ele pode abrir uma fenda entre o mundo físico e o espiritual trazer ou levar os espíritos que estiver sob seu comando de volta, só ele pode prende - los para executar as tarefas que ele tiver necessidade para beneficiar o ser humano.
    Exú Tranca Ruas ( o Rei de Embaré) também é generoso, depois que as entidades a seu serviço realizam as suas tarefas com êxito ele as recompensa cedendo parte do seu poder e luz para a evolução das mesmas.
    Por isso esta entidade é tão poderosa e respeitada e todos Sacerdotes adeptos aos cultos afro-brasileiros cultuam Exu Tranca Ruas das Almas na frente de suas casas ( pequenas tranqueiras ) com muito respeito, por que além dele proteger a porta e a rua ele também prende as almas perdidas que tentam entrar nos lugares onde ele é cultuado.
    Esta é uma história verídica que confere a Exu Tranca Ruas aqui no mundo físico, mas temos a história de sua origem no mundo espiritual como Ngangá Sr. do Reino de Safira o Rei de Embaré, que deu origem a essa entidade de n'ganga e nos dias atuais trabalha nas casas de culto Kibundo onde realiza suas magias junto ao Pepelê N'ganga, seus médiuns (sacerdotes kibundo) que recebem esta entidade dentro desta linha kibundo é por que já passaram pelo Kamarim Kibundo além de ter feito os preceitos dos sete reinos de n'ganga como exige a própria entidade Tranca Ruas de Embaré ( vulgo Tranca Ruas das Almas ).


    Suas Preferências

    Essa entidade na linha das almas no reino das ruas aceita todos os tipos de oferenda que são realizadas nas encruzilhadas, estradas, cemitérios, etc...
    Como Rei Majestade ( Tranca Ruas de Embaré ) recebe suas obrigações e oferendas em locais específicos de acordo com suas orientações ou através do oráculo Ngombo ( Oráculo dos Ossos ) sob o qual Seu Tranca Ruas de Embaré também conhecedor.
    Tem como seu curiador bebidas finas de malte envelhecido, adoração pelo luxo, pedras preciosas, pratarias, porcelanas, e antiguidades valiosas.
    Recebe padê como todas as entidades de n'ganga e alimentos de carnes preparados dentro do templo pela pessoa específica do cargo e encarregada de faze-lo.
    Seu vestuário é cartola sofisticada de época, sua capa varia nas cores azul turquesa, roxo e negro tendo contrastes em vermelho decorada de safira de preferência amarelo dourada que simboliza sua riqueza e a presença de seu reino.
    Geralmente solicita para seu conforto tronos entalhados em madeira e marfim é extremamente educado e fino, poderoso e sinistro é uma entidade muito melindrosa nunca solicite os seus serviços sem de fato ter certeza do que deseja porque os seus trabalhos são alta magia e muito eficazes.


    Referências
    • Retirado do livro O Guardião dos Caminhos "A história do Senhor Guardião Tranca-Ruas". - Autor: Rubens Saraceni inspirada por Pai Benedito de Aruanda. - Editora: Madras. - www.madras.com.br